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Será que a sua empresa realmente precisa de uma estratégia de SEO? Eu chuto que, se você quer vender mais hoje, a resposta certa pra você provavelmente é NÃO. Nesse caso, recomendo anúncios no Adwords, Facebook, Instagram e até a prospecção outbound na base da raça, mas SEO não é o caminho pra você.

Já se sua intenção é escalar suas vendas e tornar sua marca uma autoridade no mercado a médio/longo prazo, eu acho que já está mais do que na hora de você investir nisso. Sério.

QUER DIZER QUE É MELHOR INVESTIR EM SEO DO QUE EM TRÁFEGO PAGO?

Não.

SEO é um meio de alcançar o cliente, anúncio é outro. Assim como também existe a prospecção outbound, as indicações, os eventos presenciais e diversas outras maneiras de aumentar sua presença em determinado mercado. SEO e anúncios não são ferramentas excludentes. Aliás, quando utilizadas em uma mesma estratégia, podem alcançar resultados reais e poderosos.

Mas, se a grana tiver curta e você precisar investir em somente um dos dois, responder as seguintes perguntas antes de investir pode te ajudar bastante:

1) Eu quero escalar minhas vendas?

2) Eu quero estabelecer uma autoridade online?

3) Eu quero pagar cada vez menos pelo meu tráfego no futuro?

4) Eu quero continuar por muito tempo no topo do Google sem precisar injetar dinheiro todos os meses para que isso aconteça?

Bom, se para qualquer uma dessas perguntas aí você pensou em responder não, fuja dessa estratégia e feche esse artigo agora mesmo. Agora, se abriu um sorrisão e falou “óbvio” para cada uma delas, talvez o SEO possa ser uma boa escolha pra você.

ISSO SIGNIFICA QUE EU DEVO IGNORAR O TRÁFEGO PAGO?

Também não.

Não coloque seus ovos em uma cesta só. Ou seja, não espere que o SEO vá salvar suas vendas sozinho e resolver todos os problemas do seu Marketing.

Não existe milagre: o SEO tem um potencial riquíssimo de construir algo sólido e focado no longo prazo, mas anúncios e outros tipos de mídia podem te ajudar em situações como campanhas sazonais, promoções e outras várias coisas. São ferramentas que complementares e que podem gerar grandes resultados se trabalhadas da maneira correta.

QUAL A MANEIRA CORRETA DE APLICAR O SEO NO MEU NEGÓCIO?

SEO é um serviço delicado e está sempre evoluindo tanto na maneira como é feito quanto na forma de se alcançar os resultados. Portanto, você precisa ser cauteloso na escolha da estratégia e da equipe que executará esse serviço.

É importante alinhar, antes de tudo, quais são os objetivos que você pretende alcançar e principalmente o quanto você está disposto a investir no futuro do seu negócio.

Como eu disse, não espere que o SEO faça milagres. Se seu critério de escolha for pelo serviço que oferecer o menor preço, esteja disposto a ter resultados condizentes com esse investimento.

Para implantar uma estratégia eficaz de SEO você deve:

1) Apontar objetivos: É imprescindível saber o seu alvo. Você quer vencer a concorrência? Trazer mais vendas para sua empresa? Se tornar uma autoridade em determinado assunto? Vender um produto específico posicionando somente uma página? Tornar seu blog/portal uma referência? Estar visível institucionalmente quando clientes/parceiros procurarem por você?

Observe que os objetivos são essenciais. É importante estar atento, pois nem sempre uma boa posição garante mais visitas nem mais conversões. Por isso, é importante que a equipe a quem você confiar esse trabalho saiba construir uma análise assertiva sobre a concorrência, jornada do cliente e estudo de palavras-chave.

2) Definir o investimento: Sua capacidade de investimento e objetivos caminham de mãos dadas. O quanto você está disposto a investir irá influenciar diretamente seus resultados finais. Portanto, entenda o custo-benefício de utilizar essa estratégia, e, quando tiver definidos os objetivos e o orçamento para essa operação, avance para o próximo passo:

3) Escolher a equipe e alinhar a estratégia: É de suma importante que você confie essa tarefa a uma equipe que te transpareça credibilidade. Investir em pessoas/empresas erradas pode passar de investimento a desperdício. Portanto, analise bem o que estão te ofertando e atente-se a metodologias, prazos, métricas e histórico de quem for executar o SEO da sua empresa. Não se esqueça de que não existe garantia de posição, então, se alguém te oferecer esse tipo de condição, fuja!

Adotar o SEO é como cursar uma faculdade: os profissionais mais confiáveis provavelmente te levarão a conseguir um bom posicionamento frente à concorrência, assim como uma boa universidade provavelmente te deixará mais apto a conseguir uma oferta de emprego. Mas em ambos os casos não existem garantias e quem o fizer (garantir tanto o emprego, no caso das faculdades quanto a posição no google, no caso do SEO) merece uma pulga atrás da orelha.

4) Acompanhar a estratégia com “sangue frio”: Como já dito, uma boa estratégia de SEO não gera resultados do dia para a noite, então esteja disposto a colher os resultados conforme o prazo estipulado. Abortar uma otimização nos primeiros meses por ausência de resultados é um grande tiro no pé. Portanto, espere o feedback da operação para saber a melhor hora para agir.

Finalizando, é claro que o SEO é muito útil, mas vale a pena pensar se realmente seu negócio está pronto para desempenhar essa tarefa. Assim, é possível extrair melhor valor dos mecanismos de busca e garantir um resultado concreto para sua empresa. Ou seja, com objetivos bem definidos, investimento separado, (boa) equipe selecionada e acompanhamento da estratégia, é muito provável que você consiga grandes resultados!

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Gabriel Ricartes

Gabriel é formado em direito pela USP e mestre pela universidade da Alemanha. Depois de 8 anos de advocacia, migrou seu foco para o Marketing Digital e se especializou em CRO, otimização de conversão. Hoje é o responsável pela operação internacional da Numarketing.

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