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Ainda que hoje já seja muito comum vender serviços pela internet, a verdade é que boa parte das pessoas não faz ideia de como começar um negócio desse tipo. Afinal, quanto investimento é necessário? Como conseguir os primeiros clientes? Quanto cobrar por serviço?

 

Para quem nunca teve experiência em negócios pela internet — ou até já teve, mas ainda se sente inseguro — essas questões perseguem e causam receio e ansiedade. É até mesmo possível que você esteja pensando em desistir do seu negócio só porque não sabe exatamente como dar o primeiro passo.

Mas a verdade é que dar início a todo esse processo e conquistar sua primeira cartela de clientes vendendo pela internet não é tão difícil quanto parece e é muito mais eficiente que tentar encontrar compradores através da mídia offline.

Quer descobrir como? Nos acompanhe neste artigo e descubra tudo o que você precisa saber sobre como vender serviços pela internet!

 

Afinal, como começar a vender serviços na internet?

E é aí que está o grande erro de uma parte de empreendedores: pensar na divulgação do serviço antes mesmo de traçar uma estratégia ou fazer um planejamento detalhado do que a empresa, de fato, vai oferecer pela internet.

Logo mais, ainda neste artigo, vamos falar um pouco sobre as principais plataformas de divulgação e como elas podem otimizar e aumentar substancialmente as vendas de sua empresa. Mas, por ora, vamos começar do início!

 

Entenda bem aquilo que você vende

Esse primeiro tópico pode parecer besteira, mas merece muito mais atenção do que você imagina. É comum empreendedores que começam o seu negócio com ideias muito vagas sobre aquilo que eles vendem.

Não adianta pensar “eu sou consultor, vendo consultoria!” ou ainda “sou arquiteto, faço projetos!”. Acredite, pensar de maneira vaga assim não funciona na venda pela internet. Antes de tudo, você precisa abdicar da ideia de que vende apenas um serviço, e lembrar que, ao contrário disso, você vende soluções.

Ou seja, se você é consultor empresarial, você não vende consultoria, mas, sim, as estratégias necessárias para fazer uma empresa lucrar mais com menos custos operacionais. Percebe a diferença?

Trabalhar sua imagem na internet dessa maneira, desde o início da operação da empresa na internet, vai ajudar você a conquistar clientes mais qualificados e realmente dispostos a pagar o que o seu serviço vale.

 

Trabalhe seus diferenciais

Se você fizer uma pesquisa rápida sobre a sua área de atuação, provavelmente vai perceber que há centenas ou até milhares de profissionais oferecendo as mesmas coisas na internet. E, então, por quê o cliente contrataria exatamente você, e não qualquer um dos outros? O que você oferece, que ninguém mais o faz?

Talvez você não tenha uma resposta para essa pergunta, mas ela é fundamental para traçar sua estratégia e atingir o público certo. Mais do que isso, esse passo evita que você ganhe destaque simplesmente porque cobra muito abaixo do mercado, por exemplo.

 

Uma dica para você começar a traçar seus diferenciais é fazer uma pesquisa de mercado. Acesse sites e perfis de seus concorrentes e analise o que eles oferecem, como oferecem e se conseguem vender fazendo isso. Identifique, sobretudo, como eles se comunicam com o público e as palavras que eles usam para “se vender”.

 

Dica de ouro: oferecer um serviço de qualidade não é diferencial! Isso é o básico que seu cliente espera de você. Para se diferenciar, você precisa ir muito além do básico e oferecer um serviço muito mais personalizado.

Defina seu público-alvo e encontre um nicho

É possível que você ainda não tenha ouvido falar em persona, mas saiba mais ou menos o conceito de público-alvo. A persona nada mais é do que a caracterização do seu cliente ideal, identificando exatamente qual o perfil de possível cliente que precisa das soluções oferecidas pela sua empresa.

Não se preocupe, logo mais a frente vamos explicar com mais detalhes como identificar e montar as personas do seu negócio. O ideal, agora, é você entender que é preciso definir um público e que a partir dele você encontrará um nicho em que poderá focar seus esforços e vender.

Acredite, isso poupa muito tempo e investimento. É muito mais fácil falar com um público específico e sanar as dores do mesmo, do que tentar falar com todos os públicos e oferecer todos os tipos possíveis de trabalho e esperar vender de forma eficiente.  

 

Dê valor ao tempo investido no trabalho

Há quem pense que a única maneira de competir com a gama de profissionais que existem na internet, é cobrar o mais barato. Porém, durante esse artigo você já deve ter percebido que há outras maneiras de abordar o cliente ideal e vender recebendo o valor justo pelo seu trabalho.

A dica aqui, então, é você deixar de lado a política do “cubro o valor de qualquer orçamento” e passe a vender as soluções da empresa de modo inteligente, enfatizando todos os ganhos que o cliente receberá ao contratar seus serviços.

Logo mais a frente, explicaremos com mais detalhes como calcular o valor dos serviços oferecidos pela sua empresa. Nos acompanhe mais um pouco e confira!

 

Faça um planejamento financeiro

Se você está começando a empreender na internet agora, é bom que tenha em mente que não começará a vender da noite para o dia. Pode ser que nos primeiros meses você encontre poucos clientes, e precisa estar financeiramente preparado para isso.

O ideal é que você faça um planejamento financeiro bem antes de começar a atuar na internet, principalmente se pretende pagar suas contas usando exclusivamente os ganhos pelos seus serviços.

Além disso, fazer uma reserva financeira é uma recomendação dada para qualquer pessoa, e é uma obrigação sua caso queira ter paz e sucesso em sua empreitada como empreendedor.

 

Como definir seu público-alvo?

Um dos segredos para a eficiência dos negócios digitais é a definição de personas. Quanto mais específico é o seu público, mais fácil é produzir conteúdo que o atinja e vender as soluções propostas pela sua empresa.

Para isso, é necessário que você entenda minuciosamente o perfil desse público. Por exemplo, alguns dos dados essenciais são: gênero (homem/mulher), idade, classe social, profissão e até mesmo hobbies.  Além disso, é crucial que você identifique o problema dessa persona, e como a sua empresa pode ajudar a resolvê-lo.

Agora, todas essas informações são mesmo importantes para vender na internet? Muito mais do que você imagina! Afinal, para vender um produto para um homem jovem, de 20 anos e universitário, você precisará usar uma linguagem e estratégia completamente diferente do que usaria para um público que é definido como homem, 50 anos, corretor de imóveis e que já possui 2 filhos. Certo?

Criar uma comunicação eficiente com a persona da empresa é o objetivo de um bom marketing, e é esse processo que guiará o cliente ideal pelo funil de vendas e fará com que ele conclua a compra ou contratação.

Porém, agora você deve estar com uma grande dúvida: por onde começar a montar o perfil da persona do seu negócio? Confira abaixo!

 

Faça pesquisas de mercado

O bom e velho formulário de pesquisa vai ser um grande aliado no processo de definição de personas. E com a facilidade de criação e propagação de formulários na internet, logo você vai ter uma boa quantidade de dados para analisar e usar como base para seu negócio.

Primeiro, para fazer um formulário eficiente é necessário que você colha algumas informações do indivíduo, como idade e escolaridade, e também faça perguntas relacionadas à área de atuação de sua empresa, para identificar possíveis problemas que o seu público está enfrentando.

Agora, para fazer esse formulário chegar até pessoas de todo brasil, você pode divulgá-lo em grupos do Facebook ou até mesmo criar um anúncio no Google, se tiver orçamento para isso.

 

Use dados antigos de clientes

Se você já oferece seus serviços há algum tempo e possui antigos clientes, tem uma grande vantagem! Caso já tenha os dados básicos de seus antigos clientes, como gênero, idade e e-mail, pode enviar para essas pessoas um formulário de pesquisa personalizado colhendo informações importantes.

Essa estratégia ajuda não só no processo de elaboração das personas do seu negócio, mas também é fundamental para que você enxergue com mais clareza qual o seu papel na resolução de problemas do cliente ideal e como vender para ele.

Clientes na internet

Como precificar seus serviços na internet?

Alguns empreendedores ainda sentem uma dificuldade imensa em colocar preço em seus serviços. Em outros casos, eles até acham que estão cobrando demais pelo trabalho, o que gera insegurança e dificulta ainda mais a venda com o cliente — afinal, ele está comprando a imagem que você vende, e parecer inseguro certamente não auxilia nas vendas.

Mas fato é que precificar tem muito mais a ver com cálculos minuciosos do que “achismo”, senão, há o sério risco de você começar a ter prejuízo com o seu negócio, ao invés de lucro. Se vender serviços está funcionando apenas para pagar as contas básicas, ou nem isso, pode ter certeza que há algo de errado no valor cobrado.

Quer descobrir os pontos que precisam ser levados em consideração na hora de calcular o preço de seus serviços? Confira!

 

Contabilize custos e despesas

O primeiro passo na definição de preços de serviços na internet é, justamente, os custos que você atualmente possui e que estão relacionados com o seu trabalho. Conta de luz, valor pago na internet e até mesmo o custo da hospedagem do site são alguns exemplos.

Todo esse valor precisa estar embutido, de alguma maneira, no preço cobrado na hora de vender seus serviços. Para isso, o ideal é que você tenha em mente quantas prestações de serviço conseguirá realizar no mês, para então fazer a divisão de custos pelo valor cobrado.

Uma dica que pode facilitar sua vida é colocar todas essas despesas fixas em uma planilha, contabilizando, também, a sua meta de vendas para o mês. Lembrando que, nessa etapa, estamos falando apenas dos custos relacionados à operação da empresa, que nada têm a ver com os custos de sua vida pessoal, como aluguel de sua casa ou valor da escola das crianças.

 

Ponha no cálculo o valor de sua hora de trabalho

Para além das despesas, você também tem que incluir no valor a sua hora de trabalho, afinal, é isso que pagará o seu pró-labore do mês. Caso você não tenha muita ideia do quanto cobrar, pode analisar o valor cobrado pela concorrência e ver se é viável aplicar esse valor para você também.

Se você trabalha em funções já regulamentadas, também pode usar como referência os valores sugeridos pelo sindicato de sua profissão. Uma pesquisa rápida no Google pode ajudar a encontrar essas informações.

Calcular preço para vender serviços na internet

 

Conte também os custos de material

Agora, se você precisa da utilização de algum material para a realização do serviço, claro que esse custo também precisa estar embutido no valor do serviço! Um exemplo simples, mas claro, é com relação às manicures. Para além dos custos de locação de espaço, conta de luz e de água, elas também precisam lidar com o custo dos esmaltes, que são os materiais utilizados no serviço.  

 

Onde encontrar os primeiros clientes na internet?

Começar a vender serviços pela internet pode ser um pequeno desafio, no início. Mas a verdade é que algumas etapas podem tornar esse processo mais simples e trazer os primeiros clientes sem muita dificuldade.

Primeiro, o passo essencial é você ter uma boa apresentação comercial, disponibilizada, de preferência, em formatos como .pdf, apresentação no Power Point ou até mesmo através do Prezi. Em sua proposta, é importante que você deixe claro como realizará o trabalho e, claro, seus diferenciais e o que pode entregar como benefício para o cliente.

Porém, no começo de sua atuação na internet, onde encontrar essas pessoas interessadas em seus serviços? Apesar de não ser o ideal, uma maneira de vender para os primeiros clientes é através de sites que reúnem prestadores de serviços freelancer ou até mesmo grupos no Facebook.

Dentre os sites que desempenham esse papel, podemos citar o Workana, 99Freelas, Freelancer.com e GetNinjas, mas existem muitas outras disponíveis no mercado.

Nesse caso, o segredo aqui é você ir direto na fonte e vender para quem já está procurando por serviços como o seu. Entretanto, como você vai ver logo em seguida, essa estratégia não é eficaz a longo prazo e é importante ter outras maneiras de encontrar clientes interessados.

 

Quais as melhores formas de vender serviços online?

Uma coisa é fato: procurar clientes em busca de seus serviços na internet é muito mais trabalhoso do que ser encontrado por eles. Certo? Justamente por isso, estratégias como a que citamos no tópico anterior podem não dar tantos resultados a longo prazo.

Agora você deve estar se perguntando: como? Afinal, como ser encontrado por clientes e conquistá-los através da internet? Nos acompanhe mais um pouco e descubra!

 

Tenha um site próprio

O grande segredo de como vender serviços pela internet é ter um site próprio. E não apenas isso, mas realmente investir seu tempo para tornar esse site em sua principal ferramenta de atração e conversão de simples visitantes em potenciais clientes.

Para isso, você precisa estudar e começar a entender um pouco de conceitos importantes, como técnicas de SEO, que permitirão que você comece a aparecer nas primeiras páginas de pesquisas do Google. É assim que os clientes chegarão até sua empresa, afinal.

Parece complicado, mas os fundamentos por trás dessa estratégia só precisam de seu tempo e disposição para serem aplicados. Em outros casos, você também pode contratar profissionais especializados para fazer esse trabalho no site de sua empresa.

 

Aposte em Marketing de Conteúdo e Redes Sociais

Uma estratégia que complementa a criação de um site é o Marketing de Conteúdo e, claro, as redes sociais. Nesse caso, além do site, você também vai ter um blog de sua empresa, onde disponibilizará conteúdo de interesse do seu cliente na internet.

Para entender melhor sobre a estratégia de Marketing de Conteúdo, vale estudar um pouco, também. Porém, é simples: se você é arquiteto, por exemplo, e quer começar a conseguir clientes pela internet, terá um blog recheado de dicas de decoração. Esse é um assunto de interesse do seu cliente em potencial e é através do conteúdo que você conquistará a confiança dessa pessoa.

 

Invista em links patrocinados

Uma boa estratégia para alcançar clientes em potencial é através dos links patrocinados, seja por anúncios no Google ou no Facebook e Instagram. A estratégia exige um pouco mais de planejamento e certo investimento, mas pode dar bons resultados no curto e médio prazo.

Uma ideia bacana é você produzir um conteúdo bem estruturado para o blog de sua empresa, prestando atenção para que o artigo atenda aos interesses do seu cliente e também colha os dados do mesmo através de uma landing page.

Depois de ter esse conteúdo pronto, já com toda a estratégia de venda montada, você pode divulgá-lo através de anúncios tanto no Google como também nas redes sociais.

E então, descobriu como vender serviços pela internet e está pronto para começar a empreender? Se você gostou das dicas deste artigo, nos acompanhe através das redes sociais!


Wolney Barbosa

Wolney foi cofundador e grande pivô da expansão da OHT, marca de cerâmica comercializada em 3 países ao redor do mundo. Hoje, é diretor comercial e responsável pela captura de mercado da Numarketing.

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