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Finalmente aconteceu. Afinal, acontece com todo mundo, e todo empreendedor teme esse momento.

Você ficou sem ideias

Para ser mais específico, você ficou sem ideias de produtos. 

Quando tudo começou, podia parecer que você tinha ideias de produtos o suficiente para durar uma vida inteira.

Mas depois de lançar os primeiros, você acabou percebendo que a maioria delas não era não incrível assim. Agora você tá aí, batalhando para formatar e trazer novas ideias de produtos, daquelas que realmente vão ajudar você a crescer seu negócio.

Claro, você tem esperado a inspiração bater na porta, mas essa próxima ideia de produto continua a te iludir, não importa o quanto você force seu cérebro, ela não aparece.

Ah se tivesse um jeito mais fácil…

A boa notícia é que desenvolver novas ideias de produtos não precisa ser uma luta tão grande assim

Acaba que ter um processo a ser seguido faz TODA a diferença.

Siga esse processo de  8 etapas para ter ideias de novos produtos.

Se você tá lutando há muito tempo para ter ideias de novos produtos, você veio pro lugar certo.

Criar o próximo curso online, ebook ou produto pode parecer super estressante, e você talvez fique até imaginando se realmente vale a pena tentar.

Por sorte, ter uma nova ideia de produto é muito menos estressante quando existe um processo que você pode seguir.

É por isso que, nesse post, desenhamos um processo que você pode seguir e certamente vai ter uma vida mais fácil na hora de desenvolver ideias de produtos matadoras, que vão conquistar toda sua audiência.

Está pronto? Perfeito.

Então vamos seguir em frente com o processo:

1) Selecione as suas paixões

Se você quer criar um produto de sucesso, então é melhor que seja algo com o que você se importa ou gosta. Certo?

Começar por uma categoria ou área que você é apaixonado é um dos ingredientes essenciais para o sucesso final do seu produto.

Se você se interessa muito por um nicho em particular ou algum tipo de produto, é muito mais provável que você busque uma solução realmente interessante para essa área, e acabe trazendo um produto incrível. Isso vai influenciar até mesmo na sua vontade de criar algo interessante a longo prazo.

Vamos ser sinceros: se você escolher uma categoria que não é assim tão importante pra você, é bem provável que você desista muito rápido na frente de qualquer desafio. Se isso acontecer, você vai ou desistir ou criar um produto nada incrível. Nenhum destes cenários, eu imagino, é o que você deseja, assim como nenhum deles vai ajudar a escalar seu negócio.

Para prevenir que isso aconteça, tenha certeza de levar sempre em consideração suas paixões e interesses pessoais

Uma boa maneira de começar é se fazendo algumas perguntas-chave:

  • Por quais produtos, nichos ou indústrias eu sou apaixonado?
  • O que eu acho fascinante neles?
  • Quais tipos de produtos, nichos ou indústrias meus amigos adoram?
  • Quais dores ou frustrações existem na minha vida que eu gostaria de resolver?

Por exemplo, digamos que você é apaixonado por uma vida saudável e fitness. Você vai à academia 5 dias na semana para levantar pessoas e correr na esteira e todo final de semana está visitando algum parque próximo da sua casa para fazer alguns exercícios ou dar uma corridinha.

Você também é muito cuidadoso com a saúde, e evita comidas processadas, adições de açúcar e gordura saturada. Desde que adotou um estilo de vida saudável, você tem mais energia, perdeu peso e construiu músculos. Também esteve menos estressado e mais concentrado no trabalho.

Por você ter visto (e sentido) os benefício de uma vida fitness e de uma dieta saudável na sua vida, você está determinado a ajudar outras pessoas a melhorarem a qualidade de vida por meio de dietas e exercícios e vive falando isso para seus amigos. 

Estes são as principais dores e frustrações que você foi capaz de superar. Mas você sabe que há muitas outras pessoas lá fora que ainda estão lidando com os mesmos problemas.

Por estas razões, produtos relacionados a um estilo de vida saudável, bem estar e exercícios seriam naturalmente uma boa escolha pra você.

Enquanto você estiver seguindo sua paixão, nunca deixe de evitar indústrias que já estão saturadas e onde a competição é tão alta que torna inviável qualquer competição.

Para isso, você pode sempre selecionar nichos e categorias “irmãs” da principal, que tragam reais espaços para novas produções e ideias inovadoras.

2) Procure por inspirações para novos produtos

Assim que você zerar a categoria pela qual você é apaixonado (e aproveite bem essa parte), é hora de encontrar quais tipos de produto são as grandes tendências no nicho que você escolheu.

Há muitos diferentes lugares (online) que você pode visitar para encontrar uma boa ideia de produto ou inspirações. Aqui vão alguns dos melhores exemplos:

Publicações sobre tendências de consumo e estilo de vida

Este tipo de publicação foca basicamente em curar todas as tendências de produtos novos e interessantes. Elas são uma ótima maneira de começar sua tarefa de procurar ideias incríveis de produtos.

Seguindo algumas destas publicações, você vai entender em que temperatura está a indústria, para qual direção está indo e pode até ser inspirado por novas categorias de produtos sobre as quais você nem tinha ouvido falar ainda.

Há infinitas destas publicações na internet, mas é melhor se limitar a só algumas delas para que você não fique sobrecarregado de informação (isso pode te atrapalhar ao invés de ajudar).

Para começar, recomendamos checar alguns sites gringos. Como no Brasil via de regra repetimos o que é feito antes em Estados Unidos/Europa, pode ser interessante visitar e enxergar o que tem acontecido lá fora primeiro (não é nada que um Google Tradutor não resolva, se você não sabe inglês).

Dê uma olhada no Trend Watching e no Trend Hunter, que são dois dos mais populares canais de publicações sobre tendências no mundo.

Além das publicações sobre tendências, você certamente deve estar sempre consultando revistas e portais que falam sobre estilo de vida que cubram, dentro da sua temática, a indústria que você escolheu atuar. Assim você pode aprender mais sobre quais produtos estão sendo criados e direcionados aos consumidores que você quer atacar. Consultar esse tipo de artigos (e análises de produtos) em revistas e portais, pode te dar informações valiosas sobre quais são os produtos que realmente têm interessado o seu público-alvo.

Sites de estudo de produtos e tendências

Outro lugar que funciona muito bem para inspiração de novas ideias de produtos são os sites de de estudo de produtos e tendências, que são atualizados diariamente com listas feitas por especialistas de todos os produtos que são tendência no mundo.

Há também diversos sites desse tipo por aí, e o melhor que você pode fazer é visitar alguns deles e escolher um único site para utilizar como fonte de consulta. Claro, escolha um site que seja baseado na categoria de produtos que você já escolheu.

Por exemplo, se você quiser um produto especializado em cuidado pessoal masculino, você gostaria de chegar um site como o  Uncrate, um guia de compras online para homens que trás todos os produtos e tendências do momento. Ou, se você vende produtos de alta qualidade para decoração de casas, por exemplo, você pode checar o AHALife, que é dedicado a tendências em produtos de luxo.

Não importa qual tipo de produto você vende, há uma grande chance de você conseguir achar um site que publique tendências do seu nicho em particular.

Marketplaces online

Além dos sites onde você pode descobrir publicações de tendências, marketplaces são outro recurso incrível para descobrir o que tem acontecido no mercado, e podem ser uma fonte confiável de ideias e inspirações também.

Há dois tipos principais de Marketplace que você pode explorar:

Vendas em atacado (B2B)

Para uma fonte sem fim de ideias de produtos, vale muito a pena explorar canais de vendas em atacado em sites como Alibaba, que é o maior eCommerce do mundo e Mercado Livre para inspirações mais brasileiras.

E sim, Alibaba é maior até que Amazon e eBay juntos.

Pelo tamanho do site e as milhares de ofertas de produtos, com muita certeza você vai estar exposto a centenas de ideias de produtos.

Ao mesmo tempo, é melhor se limitar a procurar apenas nas categorias que fazem sentido pra você, assim você não corre o risco de ficar sobrecarregado com informações e produtos infinitos – o que pode acabar te atrapalhando.

Marketplaces de Varejo (b2c)

Enquanto você busca por inspiração, também vale a pena checar os marketplaces que vendem direto para o consumidor, como Amazon, Lojas Americanas, Magazine Luíza e até mesmo o próprio Mercado Livre. Neles você vai encontrar todos os tipos de produtos e em todas as categorias que se pode imaginar. Para aplicar um bom filtro e conseguir gerenciar melhor todos estes produtos, é recomendável começar olhando quais são os produtos mais vendidos na categoria pela qual você é apaixonado.

Isso pode te dar uma visão do que é popular e o que os consumidores realmente desejam e estão comprando, além disso, pode também te dar insights sobre por quais tipos de soluções seu público alvo está procurando.

3) Fique atento ao que o público diz nas redes sociais

Redes sociais podem ser uma mina de ouro para a inspiração para novos produtos, e com total certeza você deveria fazer um bom uso desse canal. Ao mesmo tempo, nem todas as redes sociais são iguais e alguns realmente são muito melhores em se tratando de descobrir novas ideias de produtos.

Há duas categorias básicas de redes sociais que nós recomendamos que você invista mais tempo: Fóruns/comunidades e portais de conteúdos de redes sociais

Vamos olhar para cada um deles individualmente para ajudar a entender:

Fóruns

Fóruns são sites como o Reddit, um agregador online de mídia e notícias. Um outro bom exemplo é o Quora, uma comunidade de perguntas e respostas.

O Reddit também é conhecido por permitir que os usuários coloquem conteúdos para discussão e outros usuários podem botar no conteúdo, o que impacta sua avaliação geral.

Dentro do Reddit existem milhares de subseções formadas sobre diferentes tópicos, os quais são chamados de subreddits. Estas subseções são um ótimo lugar para conseguir inspiração para ideias de produtos diferentes. O melhor jeito para fazer isso é construir uma lista de nichos ou categorias que você adora. Você pode então procurar um subreddit na comunidade que seja dedicado a esta área de interesse. Ao se juntar à subseção, você pode visualizar e participar das discussões sobre sua indústria e entender o comportamento do mercado.

Existem até os subreddits que são completamente dedicados a produtos e ideias de produtos que valem a pena dar uma olhada. Alguns exemplos são: “Compre isso para a vida”, “cala a boca e toma meu dinheiro”.

Além de fazer e responder perguntas no Quora, você ainda pode selecionar tópicos para adicionar ao seu feed pessoal. Adicionar alguns tópicos que são relacionado com seu nicho pode ajudar a descobrir quais tipos de produtos e perguntas estão na boca do povo. Quanto você explora estes tópicos, preste muita atenção em questões como:

  • Qual o melhor presente que você já ganhou?
  • Qual o seu produto favorito?
  • O que você compra na Amazon?

Isso certamente vale a pena para ver quais são os tipos de tópicos, subreddits e Q&A (perguntas e respostas) para os produtos do seu nicho. Utilize isso com uma importante fonte de inspiração para ideias.

Além disso, também é recomendável ver se há fóruns específicos da indústria que você escolheu. Então, se você vende acessórios gamers, você pode investir algum tempo no Fórum Geek.

A questão é, existe uma chance uma grande de já existir uma comunidade para seu nicho, independente de qual ele é. Cada um deles vale a pena de visitar a qualquer momento em que você estiver procurando por novas ideias de produtos

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Comunidades digitais

Comunidades são sites onde as pessoas compartilham conteúdos da internet organizados acerca de um tema específico. O Pinterest talvez seja o mais conhecido destes sites, mas existem diversos outros que podem cumprir o mesmo papel.

A parte boa de ter comunidades é que eles frequentemente incluem imagens de produtos novos e novas tendências. Ao olhar a frequência com a qual determinado produto (ou a imagem do produto) é compartilhado pode ser uma boa maneira de descobrir se realmente há um mercado para ele.

E claro, nunca se esqueça do instagram. Ele é muito mais do que só um lugar para postar selfies e fotos de comida. Na verdade, você pode usar o Instagram para descobrir ideias de produtos no seu nicho. Faça isso procurando por hashtags relevantes e contas que fazem reviews e análises de produtos.

4) Leia análises e avaliações de produtos

Uma vez que você já tem uma ideia de quais tipos de produtos são populares no seu nicho, indústria ou categoria, é hora de começar a enxergá-los de uma maneira mais crítica.

Afinal, você não pode só refazer um produto que já é usado há anos da mesma forma. Você precisa entender os pontos positivos e negativos dos produtos para que você possa melhorar e trabalhar em cima deles.

É um pouco óbvio mas vale lembrar: se você já tem um eCommerce funcionando, certifique-se de estudar todas as avaliações que são feitas pelos seus clientes em cima dos produtos que você está oferecendo.

Tendo um ecommerce ou não, um ótimo lugar para começar é pelo site da Amazon. Quando você está procurando por produtos que são interessantes para você, é muito fácil dar uma olhada nas avaliações e reviews dos consumidores sobre cada um dos produtos

Outra fonte muito útil de avaliações de consumidores são blogs de reviews, que existem para praticamente todos os nichos. Baseado nos produtos ou nichos que você escolheu, cultive uma lista de blogs de avaliação para seguir e visitar regularmente.

Ao ler as avaliações, preste muita atenção ao que o consumidor está dizendo. Se pergunte sempre:

  • O que os consumidores gostam nesse produto?
  • Quais são as principais reclamações?
  • Como posso resolver essas reclamações?
  • Quais são as maneiras de melhorar esse produto?

Responder estas perguntas vai te ajudar a enxergar as forças e limitações dos produtos populares dentro do seu nicho. Você pode então fazer uma lista dos tipos de produtos que são interessantes para você e começar a planejar como melhorá-los para servir melhor seu público-alvo.

5) Descubra o que os consumidores realmente querem 

Se você realmente quer que seu produto seja um sucesso, ele precisa estar de acordo com as necessidades dos seus consumidores. É por isso que é de total importância realmente examinar quais tipos de produtos seu público-alvo realmente deseja, seus sentimentos sobre os produtos atuais do mercado e como você consegue melhorar esses produtos.

Como mencionado nas seções anteriores, você você conseguir insights super relevantes sobre o que o seu consumidor deseja apenas procurando as tendências de produtos e analisando criticamente as avaliações do seu público sobre esses produtos.

Mas para realmente entender o que seu consumidor quer, não há nada melhor que perguntar diretamente a ele.

Se você já tem uma base de clientes hoje, faz mais sentido começar por ela. Não há fonte melhor de informação valiosa do que seus clientes atuais. Criar pesquisas de consumo é um dos melhores jeitos de conseguir bons insights sobre sua audiência

Se o seu negócio é novo e você não tem uma base de clientes, você ainda pode desenvolver uma pesquisa e patrocinar ou enviar por inbox nas redes sociais de pessoas que componham seu público-alvo.

Quando estiver desenvolvendo sua pesquisa, certifique-se de perguntar sobre:

  • Os problemas e desafios que seu consumidor enfrenta
  • Quais soluções eles estão procurando para seus problemas
  • Quais são os produtos favoritos deles e porquê
  • Como estes produtos podem ser melhorados
  • Quais tipos de produtos eles gostariam de encontrar mais no mercado
  • O que eles gostariam de melhorar no seu dia a dia

Estes tipos de pergunta podem ajudar você a entender o que seu consumidor realmente quer e como você pode entregar isso a ele.

Quando tiver feito todas as perguntas, você pode usar ferramentas como o Google Forms ou SurveyMonkey para criar um formulário facilmente.

6) Verifique o que seus competidores têm feito

Assim que você entender o que seu público quer, é hora de dar uma olhada em quem está contra você;

Avaliar a concorrência pode te dar insights valiosos ao desenvolver seus produtos e estratégias.

É importante fazer uma análise profunda sobre seus concorrentes antes de se comprometer com uma ideia de produto. Isto vai te ajudar a descobrir se sua ideia realmente tem mercado, e se você pode tirar alguma vantagem sobre o que seus competidores têm feito. Fazer sua tarefa de casa aqui também pode prevenir que você desperdice tempo desenvolvendo produtos que já estão sendo vendidos pelos seus concorrentes há muito tempo.

Então, o que você precisa aqui é fazer uma análise da concorrência. Parece muito ténico, mas na realidade significa apenas peneirar todos seus concorrentes e estudar a estratégia de vendas e marketing deles, descobrindo forças e fraquezas.

Comece criando uma lista dos seus principais competidores, as pessoas que estão vendendo (com sucesso) o tipo de produto que você quer criar. Uma vez que você tiver os identificado, vá até a sua lista e, um por um, comece a identificar a estratégia de branding e marketing que eles utilizam e como se comunicam.

Enquanto faz esse estudo, se pergunte:

Quais produtos ou serviços eles oferecem?

Quais são seus produtos de maior sucesso?

Por que esses produtos têm tanto sucesso?

Quem é o consumidor deles?

Qual é o valor entregue ou benefício que eles oferecem ao cliente?

Quanto do mercado eles controlam?

O que estão fazendo bem? O que estão fazendo mal?

Também é muito importante observar a audiência deles bem de perto, descobrindo quem eles são e porque adoram esse produto ou a oferta do seu concorrente em particular.

Você também vai poder encontrar falhas ou lacunas na estratégia dos seus concorrentes e suas ofertas. A partir daí, pode estudar maneiras de criar/melhorar o produto que realmente cesse as necessidades do mercado.

Sempre esteja atento a maneiras de fazer um produto que já existe ser melhor.

7) Construa seu protótipo

É aqui que você realmente vai começar a fazer.

Você descobriu quais tipos de produtos quer criar, fez sua pesquisa, entendeu as necessidades dos seus consumidores e sabe o que seus competidores têm feito.

Agora é hora de pegar os produtos que você escolheu/gerou e trabalhar para criar algo melhor que todos os seus concorrentes.

Você precisa de um produto que realmente atenda às necessidades do seu público alvo e, além disso, que seja diferente da sua concorrência.

Resumindo, você precisa fazer 3 coisas: satisfazer seus consumidores, se diferenciar da concorrência e desenvolver um produto que vai alavancar o seu negócio.

Isso pode soar como algo super complicado, mas por sorte você não precisa reinventar a roda. Pelo contrário, sua melhor aposta é tentar um produto que já tem uma audiência leal e melhorá-lo conforme os gostos de quem já o compra.

Organize todos os dados de consumidores e todas as anotações sobre seus concorrentes e analise o que deve ser feito. Enquanto você vai entendendo as falhas, benefícios, ausências e excessos dos produtos atuais na sua categoria, pense de maneira crítica sobre as mudanças que você precisará fazer para atender a todas as vontades do seu público.

Uma vez que você tiver tudo isso definido, é hora de criar o seu piloto, também chamado de protótipo. Isto é, quando você realmente cria sua versão do produto, seja ele um e-book, curso online ou app de celular – e o testa com uma audiência real para descobrir como eles respondem.

Como é sua primeira versão do produto, ela não precisa ser perfeita até aqui. Você só precisa tentar trabalhar em uma versão do produto que as pessoas realmente podem testar, resolver seus problemas e te dar feedbacks sobre o uso.

Vamos dar uma olhada em como funciona um processo real de “pilotagem”.

Digamos que o seu produto é um curso online que ensina a criar um blog de sucesso na área de saúde. Mas antes de investir todo o tempo necessário em criar o curso que talvez nem tenha sucesso, você primeiro cria uma versão reduzida do curso.

Essa versão piloto não vai ser tão detalhada quanto o que você esperava de todo o seu planejamento, na verdade, ela vai ser criada para dar à sua audiência o gostinho de como realmente é o curso.

Uma vez que você tiver finalizado essa versão, você o envia aos seus leads e pede a eles que testem o produto e te forneçam feedback. Assim você já tem uma temperatura de quão interessante seria o curso e o percentual de pessoas que o comprariam.

Se eles se mostrarem interessados, você pode continuar a desenvolver o curso. Se não, você pode seguir em frente e testar outras ideias.

8) Teste o seu produto (e continue testando)

Parabéns! Chegamos à última etapa do processo.

Mas não descanse ainda. Primeiro, você precisa pôr o seu protótipo à venda e ver o quão bem ele performa no nicho que você escolheu.

Lembre-se, até mesmo o melhor e mais bem pensado dos produtos nunca serão perfeitos logo de cara. Chances são que você terá que fazer alterações (e até versões 2 3 e 4.0) no seu produto, e o melhor jeito de descobrir se deve e como melhorar o seu produto é testá-lo no mercado e ouvir atentamente ao feedback dos seus usuários e pessoas que você alvejou.

Para fazer isso, Você vai precisar que algumas pessoas de fato testem seu produto – gratuitamente ou não, essa é sua escolha. Você pode oferecer um desconto inicial para os primeiros usuários/clientes, permitir o teste gratuito ou até oferecer algumas vantagens e incentivos para participar. Aí então, você vai precisar descobrir a opinião honesta deles sobre o seu produto/serviço.

Isso vai te dar insights poderosos sobre o quão bem está performando seu produto e o que você deve descontinuar/aprimorar/manter. Feedbacks dos clientes também podem te guiar enquanto você planeja a comunicação e marketing do produto, uma vez que você vai entender o real uso dele e quais são os desejos que fazem as pessoas o utilizarem/comprarem.

Dedique algum tempo à fase de testes, rode ciclos de testes quantas vezes achar necessário até entender que seu produto resolve completamente o problema ao qual se propõe a resolver e que seus consumidores estão realmente satisfeitos com ele.

Esta é a melhor indicação de que você acertou uma ideia vencedora. Uma vez que você alcançar essa fase, você estará pronto para finalizar seu produto e começar a pensar no plano de lançamento oficial dele para o mercado.

Agora que você já passou por toda a jornada de conceber ideias incríveis de produtos, é hora de colocar a teoria em prática.

Vamos dar uma olhada no que você aprendeu e desenvolver suas próprias ideias de produtos.

Pronto para lançar sua nova ideia de produto incrível?

O processo de descoberta de ideias fora da caixa de novos produtos tem várias etapas diferentes e você pode estar se sentindo um pouco sobrecarregado de informação agora.

Mas, como em todo processo, sua melhor abordagem é dividir toda essa caminhada em uma série de “primeiros passos”.

Aqui está o que recomendamos que você faça para iniciar esse processo:

  1. Concentre-se em sua paixão: O primeiro passo é considerar o que é mais importante para você e o que você realmente ama. Se você já tem seu próprio negócio, isso deve ser bastante fácil de descobrir. Mas se você é proprietário de uma empresa totalmente nova, levará algum tempo e esforço para realmente descobrir o tipo de produto que deseja vender.

Também é importante garantir que exista realmente um mercado e um público-alvo para este produto. Os melhores produtos são aqueles pelos quais você é apaixonado e é comercializável.

  1. Procure inspiração na sua categoria de produto: Quando você tem certeza sobre o tipo de produto que deseja vender, é hora de mergulhar em algumas pesquisas de mercado para ver o que é tendência atualmente nessa categoria e obter alguma inspiração.

Este é o ponto em que você confere mercados de consumo on-line, revistas sobre estilo de vida e presta muita atenção ao que as pessoas estão falando nas mídias sociais. É também o momento de analisar as opiniões dos clientes e ver o que seus concorrentes estão fazendo.

  1. Comece a debater idéias de produtos: Depois de observar suas paixões e fazer pesquisas de mercado, é um bom momento para fazer um brainstorming. Um bom ponto de partida é pensar sobre quais produtos estão em alta no momento e como você pode melhorá-los.

Você não precisa se preocupar com suas idéias sendo perfeitas neste momento. Em vez disso, você apenas deseja obter o maior número possível de idéias de produtos, por mais difícil que seja. A perfeição não importa no momento, você sempre pode refinar suas idéias mais tarde.

Depois de ter alguns esboços de idéias para trabalhar, é hora de escolher as mais promissoras e começar a desenvolver um piloto do seu produto.

  1. Faça alguns testes: Depois de criar seu piloto, é hora de testá-lo com seu público-alvo. A maneira como você conduz o piloto varia de acordo com o tipo de produto que você está oferecendo.

Para cursos on-line e outros produtos digitais, você pode simplesmente enviar um email para sua lista ou para outras pessoas que manifestaram interesse em seu produto. Convide seu público para experimentar o produto e fornecer um feedback honesto.

Considere o que eles têm a dizer e avalie seu interesse. Se eles manifestarem interesse pelo produto, você poderá desenvolver uma versão mais completa. Caso contrário, volte para a prancheta para refinar seu produto ou testar novas idéias que você tem. Repita esse processo até ter uma ideia de produto realmente vencedora.

Então, aí está – um processo comprovado para descobrir novas idéias de produtos.

Seguindo as etapas descritas nesta postagem, você poderá gerar continuamente um fluxo de ideias de produtos.

E mais cedo ou mais tarde, a inspiração surgirá e sua próxima ideia incrível de produto surgirá na sua cabeça.

Essa ideia de produto que muda a vida, que conquistará muitos clientes e aumentará drasticamente seus negócios.

E a boa notícia é que você pode começar agora.

Então, o que você está esperando?

Agora, encontre sua próxima melhor ideia de produto!


Mateus Delamare

Mateus foi vice presidente de vendas de uma das principais agências de marketing para mecanismos de busca do Brasil. Hoje é o responsável pela operação de serviços e produtos da Numarketing.

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