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O que são serviços de consultoria empresarial?

Antes de tudo, é muito importante deixar claro o que se classifica e o que não se classifica como um serviço de consultoria empresarial. Muitas pessoas confundem o consultor com um prestador de serviços comum, entretanto são funções bem diferentes. Um consultor empresarial, em geral, analisa a situação da empresa/departamento em que vai atuar e, a partir disso, orienta a empresa na tomada de decisão. O papel de um consultor acaba na tomada de decisão/acompanhamento.

Como vender serviços de consultoria empresarial?

Agora, sabendo que o seu mercado é realmente o de consultoria, vamos ao que interessa: Como vender seu serviço de consultoria empresarial?

Para tratar sobre isso, vou dividir a explicação em 5 passos práticos infalíveis para atrair mais clientes e se tornar uma referencia em consultoria no mercado que você atua. Para isso acontecer, você vai precisar realmente se dedicar e se esforçar para que cada passo seja seguido, criando assim uma estratégia matadora de venda de serviços de consultoria empresarial.

Passo 1: Faça um bom serviço de consultoria.

Não é segredo… Maus profissionais não permanecem muito tempo no topo (se é que chegam até lá). Então, antes de tudo, estude muito sobre a área ou setor no qual você irá se posicionar como expert. Mais do que qualquer outro trabalho, o serviço de consultoria exige que as pessoas te vejam como referência, mas você só será visto como referência se realmente souber fazer seu trabalho com maestria.

Vamos pegar uma consultoria de marketing digital como exemplo: Para se tornar uma autoridade enquanto consultor de marketing digital, você precisará ter os recursos intelectuais suficientes, que vão desde conhecer profundamente as mídias digitais e redes sociais a dominar todas as ferramentas de gestão e análise de dados, além de precisar entender muito bem coisas como comportamento de compra, funil de vendas, conteúdo, persona e outros diversos itens.Imagem relacionada

Portanto, para se posicionar como um consultor de qualidade, você precisa……TER A QUALIDADE!  Assim as pessoas irão, inevitavelmente, confiar e recomendar mais o seu trabalho, e esse é o primeiro passo para conseguir mais clientes.

 

Passo 2: Construa a sua rede de contatos

Diferente de uma empresa, o produto do consultor é ele mesmo, ou seja, ele precisa SE vender, e o melhor caminho pra isso é construindo uma rede de pessoas que conheçam o seu produto (no caso, pessoas que te conheçam).

Antes de tudo, não adianta sair fazendo networking com qualquer pessoa que você encontrar pela frente. Um bom networking não significa uma rede gigante e numerosa, mas sim uma rede saudável de pessoas que possam te ajudar a chegar a novos clientes através de indicações, apresentações e parcerias.

Um bom networking, em geral, atrai networkings ainda melhores. Simplificando: se conectando com as pessoas certas, a tendência é chegar a pessoas ainda melhores e mais importantes e manter o ciclo vivo. Boas conexões e contatos geram conexões e contatos ainda melhores, e enquanto consultor empresarial esse precisa ser o seu objetivo imediato: construir uma rede de contatos estratégicos que possam alavancar a sua carreira.

Passo 3: Compartilhe suas experiências e cases de consultoria empresarial

Muitas pessoas – se não todas elas – irão se pautar pela sua experiência. Portanto, mostre cada dedo de serviço que você já tenha prestado, e não tenha medo de valorizar àqueles que trouxeram resultado! Você presta consultoria de TI e ajudou a instalar com sucesso um sistema de gerenciamento de arquivos em nuvem na empresa do seu tio? Ótimo! Coloque no currículo.

Ainda mais quando se está começando, cada detalhe faz a diferença, mas conforme você sobe na carreira e alcança realizações maiores, certas experiências vão deixando de ser relevantes. Portanto, use o que estiver ao seu alcance para te ajudar a valorizar seu serviço de consultoria empresarial. Se você ainda não prestou nenhum tipo de serviço de consultoria empresarial e sua experiência se resume a 0, pode ser uma boa oportunidade de prestar sua consultoria cobrando preços simbólicos ou, em alguns casos, até sem cobrar nada. Assim você adquire maior know-how de mercado e ainda por cima constrói um histórico de experiências.

No fim das contas, a maneira como você se apoia nas experiências passadas para mostrar ao cliente que seu serviço é de qualidade é tão importante quanto que você fez ou o problema que resolveu.

Passo 4: Utilize perfis e redes sociais profissionais

Um bom lugar para divulgar seu trabalho e sua imagem é nas redes sociais. Elas te darão uma visibilidade que dificilmente você teria no mundo Offline. Mas não adianta só criar um perfil qualquer, colocar uma foto meia boca e sair postando frases motivacionais. Se você quer vender mais serviços de consultoria empresarial, entregue valor para a sua audiência!

O LinkedIn, por exemplo, é uma ótima rede social para isso. Nessa rede as pessoas estão em modo ‘business’. Então, se você tiver algo de valor para entregar, provavelmente a sua audiência estará disposta a ler. Compartilhe conhecimento, experiências e, principalmente, ajude as pessoas que estão lá. O LinkedIn é o lugar ideal para interagir e oferecer insights e informações para seus contatos. Fazendo isso, além de gerar interesse e rapport com suas conexões, você ainda mostra que é um expert e domina o assunto sobre o qual você se propõe a falar.

Outras redes sociais, como o Instagram, podem ser utilizadas para divulgar sua marca pessoal. Você só precisa estar atento ao que as pessoas buscam e como se comunicar com cada uma delas conforme o canal que você se propõe a utilizar.

Apesar do grande potencial de aumentar suas vendas, as redes sociais podem também sujar a sua imagem. Esteja atento a isso e tome cuidado com o que compartilha ou divulga. Lembre-se, você é seu produto então a imagem que as pessoas têm de você será a imagem que elas terão do que você está vendendo. Para realmente utilizar as redes sociais para vender mais serviços de consultoria empresarial, vá em frente! Preencha todas as informações necessárias para o público te encontrar, coloque uma boa e profissional foto de perfil e comece a compartilhar o que você sabe.

Passo 5: Procure novos clientes ativamente e mostre a eles o problema que você pode resolver

Essa é a melhor das dicas: não deixe de usar todos os meios disponíveis para alcançar seus clientes. Ao contrário do que muitos pensam, telefonemas e emails não matam ninguém, então alncance seus clientes por meio de ligações, telefonemas, visitas ou até pelas redes sociais. Seja proativo e procure oportunidades por onde quer que você passe. Essa é a melhor maneira de vender serviços de consultoria empresarial para pessoas que ainda não estão na sua rede: você precisa ir atrás delas e mostrar o que você tem!

Se você é um consultor de gestão de RH e percebe (via LinkedIn, amigos que trabalham na empresa ou qualquer outro meio) que certa empresa está com alta rotatividade de funcionários, ou com uma vaga aberta há meses que não consegue preencher, não se contente em entregar um cartão! Colete dados, apresente uma melhoria, e principalmente coloque o dedo na ferida. Quanto mais você expor que há um gargalo na empresa, mais propensos eles estarão a te dar atenção.

Para vender serviços de consultoria empresarial, você precisa estar disposto a interagir com seus clientes de várias formas e acompanhar a vida da empresa do lado de fora, peneirando oportunidades e problemas que possam ser resolvidos. Assim, além de aumentar ainda mais sua autoridade como consultor empresarial, você ainda gararante que a empresa se lembre de você quando esse assunto virar pauta e mostra que está antenado com a situação. Como vender serviços de consultoria empresarial não é um processo simples, esse tipo de diferencial pode garantir que você seja o escolhido entre outros profissionais.

Portanto, se seu objetivo é realmente chegar em um próximo nível como consultor empresarial, precisa garantir que cada detalhe seja observado. Não deixe oportunidades escaparem, muitas das empresas não sabem que precisam de um serviço de consultoria empresarial até você mostrar isso a elas, então não adianta sentar atrás de uma mesa e esperar que seu telefone toque ou que seu email bombe, é vital que você faça uma busca ativa de potenciais clientes e crie um processo para identificar seus gaps. Assim é possível chegar até eles com uma abordagem incisiva e autoritária.

Tem algum insight sobre como vender serviços de consultoria empresarial?

Faltou algo? Deixe sua opnião aqui nos comentários com o que você acredita que pode agregar ou falando sobre o que fez sentido pra você!

 

Bônus¹: Aprenda mais sobre como vender serviços de consultoria empresarial e encontrar novos clientes

Bônus²: Marketing para empreendedores sem experiência

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Gabriel Ricartes

Gabriel é formado em direito pela USP e mestre pela universidade da Alemanha. Depois de 8 anos de advocacia, migrou seu foco para o Marketing Digital e se especializou em CRO, otimização de conversão. Hoje é o responsável pela operação internacional da Numarketing.

2 comentários

Renan · Setembro 5, 2018 às 4:37 pm

Ótimo texto.

Marcos · Dezembro 12, 2020 às 8:11 pm

Ótimo trabalho!
Após perder muito tempo na internet encontrei esse blog
que tinha o que tanto procurava.
Gostei muito.
Meu muito obrigado!!!

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