fbpx

O que é coitadismo?

A maneira mais simples de definir o que é coitadismo é afirmando que se trata de um mecanismo de defesa do ser humano. Via de regra, de coitadismo todos nós temos um pouco. A grande diferença está na maneira como cada um se comporta ou reage a esse tipo de sentimento, que insiste em aparecer sempre que sentimos que algo está errado e talvez a culpa seja nossa.

Como o coitadismo afeta uma pessoa?

Pode não ser o melhor, mais eficaz ou mais correto modo de lidar com adversidades, mas o coitadismo é, sem dúvidas, o jeito mais fácil de responder a qualquer situação. É muito mais fácil assumir a postura passiva do que assumir uma postura ativa. é muito mais fácil você levantar para servir sua comida em uma festa quando todos já estão servindo, ao invés de puxar a fila. É muito mais fácil você se acabar de dançar quando todos já estão dançando. É muito mais fácil justificar seu insucesso, insatisfação ou frustração quando a maioria também passa por essa situação. E que coincidência, não? A maioria que é frustrada e vive o insucesso justifica sua incapacidade da mesma forma. Sempre há um “na teoria é fácil falar, mas na prática…”, ou um “se eu tivesse feito tal coisa antes, não estaria assim”, ou até um “eu não nasci com essa sorte toda”.

Como se livrar do coitadismo

coitadismo é o mecanismo de auto defesa mais utilizado no mundo (estatística empírica). É o jeito mais rápido de justificar qualquer que seja sua frustração. por exemplo: seu colega de faculdade decide se arriscar, tranca o curso que vocês faziam juntos, abre seu negócio e, enquanto você se forma, ele já fatura milhões. É bem provável que a primeira coisa que passe na sua cabeça seja algo do tipo: “mas com os pais dele bancando também, assim fica fácil. Se eu tivesse essa grana toda também ia largar a faculdade!” É para ele (coitadismo) que a gente recorre sempre que precisamos de um anestésico rápido para nossa auto confiança assim que ela recebe uma pancada. Pode-se dizer que esse mesmo mecanismo que te alivia e mantém seu orgulho intacto, é o que te impede de enxergar além do insucesso. De entender onde você errou e porque não deu certo. De reconhecer onde você precisa melhorar para que na próxima vez você chegue mais longe. O coitadismo é o primeiro grande inimigo de qualquer visionário. É a primeira grande batalha de quem decide se arriscar. Só compreendendo que você é dono do seu futuro é possível construí-lo. Só a partir dessa reflexão é possível se enxergar como agente, e não como paciente de todas as mudanças e rumos que você toma. A sociedade (enquanto formadora de ideologia) não representa você e não conduz a sua vida. do que acontece com você, 98% é responsabilidade sua e os outros 2% são resultado de ações da natureza. Ninguém (seu pai, seu chefe, seu irmão, seu cunhado, seu amigo, sua(o) namorada(o)) determina onde você chega.
na sua vida, você é responsável por 98% dos caminhos que você segue, dos limites que você tem e dos objetivos que você alcança, os outros 2% são resultado de ações da natureza.
Mas é sempre bom tomar cuidado nas escolhas pois, mesmo não determinando seu futuro, suas relações pessoais podem estabelecer seus limites, o que é fatal para qualquer desenvolvimento. Só que você é o dono do seu futuro, e também das suas escolhas. então saiba exatamente com quais pessoas você está se relacionando e aproveite a grande oportunidade que você tem, a cada insucesso, de (re)conhecer seus pontos fracos e desenvolver seus anticorpos. Livre-se dos perdedores e aprochegue-se dos visionários. construa seu próprio avião e aprenda a voar nele.

Renan Afonso

Renan desde muito cedo construiu sua identidade profissional em torno do varejo. Foi um dos diretores de um grupo de marcas no comércio de móvel e ainda fundou uma loja no varejo infantil. Hoje é conselheiro e investidor da Numarketing.

0 comentários

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

plugins premium WordPress