Esteja você tentando balancear a experiência de empreender aliada a um emprego formal durante o dia ou assumindo a responsabilidade de viver do seu próprio negócio, esse guia é para você se preparar para vender na internet em 2018.
Guia de como vender na internet para iniciantes
Como as plataformas de e-commerce têm se tornado cada vez mais adaptadas e repensada aos usuários, a necessidade de entender como o consumidor compra é essencial para que se consiga vender na internet. Esteja você vendendo produtos ou serviços (como serviços de consultoria, por exemplo), é preciso estudar o cliente para conseguir oferecer a sua solução a quem procura, para isso, o primeiro passo é levantar o máximo de informações possível para, na sequência, criar ofertas que se adequem às vontades dos clientes.
Escolha um produto
Há vários fatores que você deve levar em consideração ao selecionar o produto que você vai vender na internet. Os principais deles (e que não devem sair do seu foco) são:
a) demanda
As pessoas realmente querem esse produto? É imprescindível que você saiba se há PROCURA pelo que você vai vender. Mapeie o quanto as pessoas buscam por isso na internet, ou por quanto comentam sobre isso em suas redes sociais, mas, principalmente, descubra – em números, de preferência – qual o tamanho do mercado para o qual você vai vender.
Utilize ferramentas como a Ubersuggest para descobrir quantas buscas mensais por esse produto/serviço são feitas na internet por mês. Se você pretende vender óculos escuros, por exemplo, basta você inserir termos como “Óculos escuro” ou “óculos aviador” para ter uma visão mais próxima da procura pelo que você irá vender.
Vale também mapear outros sites e empresas que vendem produtos iguais ou parecidos com os seus, assim você saberá o tamanho do mercado. Segmentos com muita concorrência, em geral, apontam grande procura (embora também possam significar que a competição será dura).
b) ticket médio
Item essencial em qualquer empresa ou estratégia de vendas na internet, saber os preços finais dos seus produtos é o primeiro passo para rascunhar seu faturamento e fluxo de caixa. Mais do que só definir quanto seu cliente vai pagar no seu produto, seu ticket médio ira dizer o volume de venda que você precisará executar para conseguir pagar suas contas e lucrar.
Além disso, o ticket médio pode definir um processo de vendas como rápido ou lento, simples ou complexo e fácil ou difícil. Portanto, vale uma atenção mais do que especial à sua estratégia de preços. É vital, nesse momento do negócio, fazer um benchmarking (pesquisa de mercado e concorrência) de como produtos ou serviços parecidos com o seu estão sendo comercializado. Quanto seus concorrentes cobram e quantas opções, formatos e facilidades estão inclusas nisso.
Escolha um produto que te permita atuar com um ticket médio competitivo, assim você consegue equilibrar gastos e receita e balancear da melhor forma possível seus lucros. Em geral, produtos mais baratos giram mais rápido, enquanto os mais caros passam mais tempo em estoque.
c) Familiaridade sua com o produto (o quanto você entende do produto a ponto de recomendar isso aos seus clientes?
O quanto você entende do seu produto/serviço a ponto de recomendar isso aos seus clientes? Não se engane, embora possa parecer que para vender não é necessário que se entenda muito do produto, em geral, mercadorias – e principalmente serviços – exigem muito estudo e entendimento sobre produção, funcionalidades, utilização, recomendações e riscos.
Uma vez que você se dispõe a vender na internet, você estará automaticamente se posicionando como especialista no assunto relacionado ao seu produto. É por isso que, antes de qualquer coisa, você deve buscar conhecer todos os detalhes daquilo que você está vendendo.
Isso vai te ajudar não só a manter a imagem de especialista e fazer com que as pessoas confiem em você como também te ajudar a entender melhor cadeia de produção e afins. Entendendo como funciona o processo de fabricação e comercialização de um produto, a tendência é que você otimize seus custos e produza/compre mais gastando menos e lucre cada vez mais.
Estude seu público
Até aqui você já deve ter em mente o produto que você vai vender e a demanda por ele. O próximo passo é entender, a partir dessa demanda, quem são as pessoas que realmente comprariam de você e por quê comprariam.
Para vender na internet, é indispensável saber quem vai comprar. Essa é a melhor maneira de adaptar o discurso e copywriting do seu site/loja virtual para os visitantes que realmente gastam dinheiro com você. Defina seu público alvo e conheça o comportamento dele na internet: quais redes visitam, quais sites mais gostam, quais produtos compraram nos últimos meses, como gastam o tempo na internet, que tipo de influenciadores seguem, etc.
Uma vez feito isso, você vai saber exatamente onde encontrar seus clientes e poderá escolher os melhores canais para concentrar seus esforços de comunicação.
Defina plataforma
Essa dica vai especialmente para os eCommerces, que têm à sua disposição uma séries de plataformas, softwares e ferramentas para colocar uma loja no ar. Para definir realmente a que faz mais sentido para o seu negócio, é válido pesquisar as funcionalidades de cada uma delas e entender se se adaptam às suas necessidades. Dessa maneira, é possível arcar com o menor investimento e ter um maior aproveitamento do software utilizado no seu site.
Dentre as plataformas mais conhecidas, temos a Loja Virtual, a Loja Integrada, a Minestore e a Tray, que oferecem soluções em diversos formatos para quem deseja colocar uma loja virtual no ar com todo o suporte necessário para gerir os produtos e colocá-los á venda na internet.
Conheça sua concorrência
É bom conhecer a concorrência porque assim você pode conhecer a sua concorrência e entender a sua concorrência, e, consequentemente, competir com a sua concorrência
Trace um plano de marketing
Sem um plano, dificilmente você conseguirá estabelecer sua marca e vender na internet. Quando a venda se trata de uma comunicação online, tudo deve ser medido e planejado para que seu cliente encontre a melhor experiência e contato com a sua marca, já que você não terá a possibilidade de olhar nos olhos do cliente e compreender todas suas objeções.
Sites e páginas de venda no geral devem ser otimizados para manter tudo o mais simples possível para o cliente e garantir a venda no fim do dia. Caso contrário, todo o investimento no seu negócio vai por água abaixo. É importante que você entenda o comportamento do seu usuário e adapte toda sua comunicação a ele.
Assim, você saberá quais canais atacar e qual tipo de linguagem utilizar para se comunicar com seu cliente. Vender na internet para iniciantes é uma tarefa difícil, mas pode ser ainda mais complicada quando se executa uma estratégia de comunicação e marketing que não fala a língua do cliente.
Construa o site
Os seus clientes vão precisar comprar por algum lugar, certo?
Na internet, você tem duas opções para receber seus clientes.
A primeira delas, é utilizar uma rede social. Facebook e Instagram são comumente utilizados para isso, e não é nada grave utilizar um deles. O único problema é que utilizar uma rede social como vitrine para os seus clientes finais nem sempre pode ser vantajoso para a sua marca. Afinal, os visitantes estarão no site do facebook, e não no seu. Certamente o seu branding fica muito prejudicado com isso.
Tente, por exemplo, imaginar uma grande marca que utilize o Facebook como principal canal de vendas…. Bom, certamente você não conseguiu pensar em nenhuma. Consequentemente, quando um cliente se deparar com a sua loja no Facebook, não vai ter a mesma experiência que teria se entrasse no seu site.
É mais ou menos a diferença entre ter uma sala comercial em um prédio e ter o seu próprio prédio.
Caso você opte por construir o seu site, há vários caminhos de fazer isso de maneira rápida e barata (muitas vezes de graça) usando o WordPress – a plataforma que eu mais recomendo que você utilize no primeiro momento. Ela te oferece todo o desempenho de um site profissional e é bem fácil de configurar (devo escrever um novo post sobre isso no futuro).
Execute testes
Você vai precisar atrair seu público de alguma maneira, então execute alguns testes de aquisição de tráfego, como anúncios em redes sociais, no Google, artigos no seu blog e outras coisas.
Cada um desses canais vai te ajudar a atrair novas pessoas para a sua página e assim você vai poder entender quais deles funcionam melhor, trazem mais clientes ou têm as melhores taxas de conversão. Isso vai ser vital para que você saiba onde concentrar seus futuros esforços de Marketing e Vendas conforme suas vendas aumentarem.
É importante aqui entender que esse pode ser um processo um tanto quanto lento. Até que você acumule toda a expertise necessária sobre o seu público online, você pode investir um pouco de dinheiro a mais em anúncios e promoções, mas esse esforço é certamente compensado no futuro quando você tiver uma visualização mais clara de quem é sua audiência e qual é o perfil de quem compra de você.
Continue melhorando
Feito tudo isso, apenas siga aplicando todos os conceitos e melhorando comunicação, produtos, plataforma e tecnologia conforme suas vendas crescem.
Não se esqueça que gerir uma empresa que vende online é como gerir qualquer outra, então controle seu financeiro, sua contabilidade e, principalmente suas vendas de um jeito profissional e evite perdas desnecessárias.
Sucesso 😉
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